top of page

Trabalhos Premiados

1º Lugar - “O ontem - o hoje - o agora”: (r)existências maternas negras através da amamentação. Autores: Natália Sevilha Stofel, Nathalia Ester Martins Guerra; Lara Furlan Batista; Rebeca Almeida Correa de Barros

2º Lugar -  Fortalecendo a Participação Popular na Atenção Primária à Saúde: a experiência de um Grupo de Trabalho em um Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade. Autores: Tauane Moraes dos Santos Valentim, Ludmila Sepulveda Coimbra e Souza, Juliana Silva Capilupi de Oliveira, Marina Helena Marques do Rosario, Erica Dutra Gomes

3º Lugar -  ADAPTAÇÃO DA ESCALA BRASILEIRA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR (EBIA) AO CONTEXTO CULTURAL DO POVO XAVANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Lucas Garcia de Melo Gomes; Rosaline Rocha Lunardi; Alisséia Guimarães Lemes; Queli Lisiane Castro Pereira; Marina Nolli Bittencourt; Izabella Chrystina Rocha; Priscilla Nicácio da Silva; Pâmela Roberta de Oliveira.

RODAS DE CONVERSA -  1º CBEFC 
Data e horário de Apresentações de Trabalhos
VERSÃO FINAL APÓS SOLICITAÇÕES DE AJUSTES

Conforme previsto em edital, os ajustes poderiam ser solicitados em até 7 dias. O prazo encerrou em 07/11/2024 às 17h.

Your content has been submitted

An error occurred. Try again later

                1° Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade – ICBEFC
                                                           EDITAL Nº 2 / 2024
                                                     SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Comissão Científica do I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade (ICBEFC), no uso de suas atribuições, torna público o edital de submissão de trabalhos para apresentação no evento.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 A primeira edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade tem como objetivo incentivar e promover o intercâmbio científico e cultural entre os estudantes e profissionais atuantes na rede de Atenção Primária à Saúde do país e estimular o aprendizado e a prática de atividades científicas.
1.2 A Comissão Científica definirá uma Comissão Avaliadora, composta por especialistas de áreas afins aos temas apresentados e encarregada de avaliar os trabalhos inscritos.
1.3 Os trabalhos serão inscritos no formato de resumo e apresentados em modelo de rodas de conversa.
1.4 No momento da submissão da proposta não é necessário estar inscrito no Congresso. No entanto, se o trabalho for selecionado para apresentação, os autores e coautores que irão participar da apresentação deverão efetuar a inscrição no prazo de dez (10) dias corridos após recebimento do e-mail de confirmação.
1.5 Trabalhos submetidos fora das normas impostas pelo presente edital poderão não ser aprovados para o evento, ficando a decisão a cargo da Comissão Avaliadora.
1.6 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.
1.7 As despesas necessárias à ao comparecimento ao evento serão de inteira responsabilidade dos autores, assim como de eventuais recursos materiais.
1.8 Serão aceitos no máximo dois (2) trabalhos como autor principal e não há limites para a coautoria. No entanto, cada trabalho deverá ter até nove (9) participantes, sendo um (1) autor principal e oito (8) coautores.
1.9 Os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Avaliadora para a composição de uma mesa no evento, composta por cinco (5) experiências que, conjuntamente, representem a amplitude e a potência da Enfermagem de Família e Comunidade.
1.10 Será emitido, via e-mail, apenas um certificado por trabalho, contando com os nomes da autoria principal e coautores.
1.11 Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do ICBEFC.
1.12 Ao efetuar a inscrição do trabalho, os participantes declaram estar cientes e de acordo com todos os itens deste regulamento.

2. DOS TRABALHOS
2.1 Os trabalhos devem ser preenchidos através do formulário eletrônico. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. Os campos obrigatórios do formulário devem ser completamente preenchidos. Deverá ser indicado o eixo temático predominante de cada resumo.
2.2 Os trabalhos deverão ter no máximo nove (9) colaboradores, incluindo o autor principal. Serão aceitos somente 2 (dois) trabalhos como autor principal, sem limites para coautoria.
2.3 Os trabalhos devem ser inscritos em um dos cinco eixos centrais do Congresso, descritos a seguir:
Eixo 1: Sistemas e Políticas de saúde
Descrição: Compõem este eixo toda temática que norteia a formulação dos sistemas e políticas públicas em saúde.
● O trabalho da enfermagem na APS em diferentes países
● Financiamento
● Controle social/ participação popular
● Ação política / visibilidade política da enfermagem
● Saúde suplementar na Enfermagem de Família e Comunidade
● Saúde global: alterações climáticas e cuidados com o meio ambiente
● Redes de atenção à saúde
● Avaliação em saúde

Eixo 2: Processo de trabalho (Dimensão gerencial)
Descrição: Compõem este eixo toda temática que norteia aspectos da dimensão gerencial da atuação na Estratégia em Saúde da Família.
● Técnico de enfermagem como membro da equipe
● Instrumentos assistenciais (POP, rotina, escalas, notas técnicas)
● Empreendedorismo e inovação
● Vigilância em saúde
● Indicadores de saúde
● Enfermeiro como Responsável Técnico
● Enfermeiro como Gerente

Eixo 3: Assistência e gestão do cuidado (Dimensão prática assistencial)
Descrição: Compõem este eixo toda temática que norteie aspectos da dimensão prática-assistencial da Estratégia em Saúde da Família.
● Prática clínica do enfermeiro
● Sistematização da Assistência em Enfermagem
● Raciocínio clínico
● Prática do técnico e auxiliar de enfermagem na APS
● Teleassistência
● Coordenação do cuidado
● Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
● Trabalho em equipe
● Educação em saúde
● Educação popular
● Trabalho colaborativo na APS

Eixo 4: Educação Profissional em Saúde e o Campo da Enfermagem
Descrição: Compõem este eixo toda dimensão do campo de formação e ensino em Enfermagem de Família.
● Formação das Enfermeiras
● Formação das auxiliares e técnicas em enfermagem
● Especialização em moldes práticos - residências em saúde Uniprofissional e Multiprofissional
● Especialização Lato sensu
● Mestrado e doutorado profissional e acadêmico
● Educação Permanente em Saúde
● Educação Interprofissional

Eixo 5: Equidade e diversidade
Descrição: Compõem este eixo toda a dimensão principal do Congresso que norteia a Equidade e Diversidade no SUS.
● População ribeirinha e das florestas
● Povos tradicionais: indígenas e quilombolas
● População em situação de rua
● Refugiados e imigrantes
● Atenção Primária Prisional
● APS inclusiva
● População LGBTQIA+
● População negra
● Povos de religiões de matrizes africanas

2.4 Os trabalhos podem ser relatos de vivências do cotidiano profissional, estudo, cuidado, gestão e outras atividades teóricas ou práticas no âmbito da Atenção Primária, que tenham caráter criativo, inovador, educativo, reprodutível ou de melhoria.
2.5 Pelo menos um(a) autor(a) ou coautor do trabalho deverá estar presente e apresentar a mesma para que se possa emitir o certificado de participação no Congresso.
2.6 Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de resumo simples e deverão ser submetidos a apenas um dos seguintes eixos temáticos, sob o risco de ser rejeitado pelo sistema. Assim, para cada trabalho o autor deverá escolher o eixo temático que melhor corresponda à discussão que pretende desenvolver.
2.7 Formatação dos resumos-Estrutura
2.7.1 Título
2.7.2 Introdução
2.7.3 Objetivo
2.7.4 Método
2.7.5 Considerações/Aprendizados
2.7.6 O resumo deverá ter no mínimo 300 palavras e no máximo 600 palavras.

3. DA SUBMISSÃO
3.1 A submissão dos trabalhos será no período de 10/06/2024 até 01/08/2024, sujeita a prorrogação mediante decisão da Comissão Científica. 
3.2 A submissão será feita por meio do site 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade | Abefaco.
3.3 O meio de comunicação oficial da Comissão Científica com os inscritos será via e-mail congresso.cbefc@gmail.com e atualizações do site.

4. DA SELEÇÃO
4.1 Serão aceitos para apresentação o total de até 320 trabalhos, capacidade máxima do evento.
4.2 O resultado da seleção será divulgado no dia 01/09/2024 por e-mail e pelo site, sujeito a prorrogação avisada no mesmo meio.

5. DA APRESENTAÇÃO
5.1 A data e horário exatos das oficinas serão divulgados no site e no e-mail de todos os submissores, no mínimo, quinze (15) dias de antecedência do evento, podendo ser alterados conforme solicitação via e-mail com antecedência de até uma semana anterior ao evento.
5.2 Os trabalhos serão apresentados em formato de roda de conversa, sendo 10 (dez) apresentados por sala, com 10 minutos de apresentação para cada trabalho, além de 20 minutos ao final para discussão coletiva com o auxílio de um moderador com experiência na área.
5.3 Não haverá apresentação em mídia, no entanto, se o apresentador necessitar levar seu próprio computador, poderá utilizá-lo para exibir alguma imagem ou orientar-se na sua apresentação oral.

6. DA PREMIAÇÃO
6.1 Haverá premiação em cada eixo científico, considerando o primeiro, segundo e terceiro lugares. A premiação se dará com certificado, uma camisa e uma bolsa personalizadas com o tema Enfermagem de Família e Comunidade. O moderador de cada sala, o qual será um profissional com experiência e formação na área, irá atribuir uma nota para cada apresentação em formulário com critérios predeterminados pela comissão científica. Ao final das apresentações será realizado um ranking. As três maiores notas de cada categoria serão premiadas. Caso haja empate de notas, o critério de desempate será:
- Maior relevância para Enfermagem de Família e Comunidade.

7. DA CERTIFICAÇÃO
7.1 Será emitido, via e-mail, apenas um certificado por trabalho, contando com os nomes da autoria principal e coautores.

Comissão Organizadora
Rio de Janeiro, 10 de junho de 2024.



Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2024

A Comissão Organizadora divulga a prorrogação da submissão de trabalhos para 12 de agosto de 2024.

 

bottom of page